Alexandra Dias Fortes é membro integrado do Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA). Doutorada em Filosofia - Estética (2016) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) com uma tese sobre o pensamento de Wittgenstein: A importância da estética para Wittgenstein (Filosofia, método e estilo)

Após a licenciatura em Filosofia em 2005 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), leccionou "Introdução à Filosofia" em várias Escolas Secundárias da área de Lisboa (2005-2010). Posteriormente inscreveu-se no programa de doutoramento da NOVA FCSH e recebeu uma bolsa de doutoramento FCT (SFRH/BD/81290/2011). Às questões e conceitos filosóficos que investiga devido ao seu interesse permanente em Wittgenstein, somam-se outros problemas e temas fundamentais à sua actividade enquanto membro do grupo de trabalho “Arte, Crítica e Experiência Estética" do CultureLab (Laboratório de Cultura e Valor) / IFILNOVA / NOVA FCSH, e como membro da equipa do Projecto "Fragmentação e Reconfiguração: A experiência da cidade entre arte e filosofia", financiado pela FCT e sediado no IFILNOVA - NOVA FCSH.

O tema e a ideia de naturalismo religioso fazem igualmente parte dos seus interesses filosóficos, sobretudo devido a uma curiosidade constante em descobrir o que queria Wittgenstein dizer quando se referia a um “ponto de vista religioso”; a sua investigação nesta área desenvolve-se no âmbito do Projecto “Epistemologia da crença religiosa: Wittgenstein, gramática e o mundo contemporâneo”, financiado pela FCT e sediado no IFILNOVA - NOVA FCSH.

Sumariamente, as suas principais áreas de investigação são a estética, a filosofia da linguagem, metodologias filosóficas, questões conceptuais vs. questões empíricas, especialmente em Wittgenstein - em cruzamento com: estética urbana, Aldo Rossi, Adolf Loos.

Foto+criada+em+25-09-14+às+15.27+#2.jpg