Claudio Rozzoni

Doutorou-se em Estética e Teoria da Arte pela Universidade de Palermo com uma dissertação sobre Marcel Proust e filosofia. Em seguida, desenvolveu dois programas de pós-doutoramento sobre a noção de imagem (Universidade de Milão), o primeiro a partir das obras de Husserl e Fink, e o segundo acerca dos Salões Diderot). Em 2011 foi galardoado com o New Aesthetics Prize pela Società Italiana d'Estetica (SIE). Actualmente é investigador em Estética no IFILNOVA da Universidade Nova de Lisboa, com um projecto centrado no tema, "Experiência Estética, Valores, Emoções no Mundo da Vida Contemporânea". Bolseiro Visitante: Husserl-Archive da Universität zu Köln (2013); UCLA, Universidade da Califórnia, Los Angeles, Departamento de Cinema, Televisão e Meios Digitais (2015). Professor Visitante: Universidade de Milão (2017-2018). 

Principais interesses e áreas de investigação:

Estética e Filosofia da Arte; Fenomenologia da Imagem e da Imaginação; Fenomenologia do Filme; Realidade e Irrealidade nas Artes; Valores Estéticos e Experiência Estética; Filosofia da Literatura (séculos XX e XVIII).

Publicações:

Livros

  • C. Rozzoni, Nell’immagine. Realtà, fantasia, esperienza estetica, Firenze-Milano: Le Monnier, 2017.

  • C. Rozzoni (ed.), Edmund Husserl, Fantasia e immagine, Soveria Mannelli: Rubbettino, 2017 (introduction, translation and commentary).

  • C. Rozzoni, Marcel Proust. Portrait d’un jeune écrivain en philosophe, Paris: Classiques Garnier, 2016.

  • C. Rozzoni, Per un’estetica del teatro. Un percorso critico. Con testi di Simmel, Merleau-Ponty, Fink, Deleuze, Milano: Mimesis, 2012.

  • C. Rozzoni, I segni del giovane Proust. Per un ritratto filosofico del futuro autore della «Recherche», Milano: Albo Versorio, 2009.

  • C. Rozzoni, Ricordarsi è creare. L’essenza estetica nella «Recherche» di Marcel Proust, Milano: Mimesis, 2008.

Artigos de Revistas (selecção dos últimos 3 anos)

  • C. Rozzoni, “From Abbild to Bild? Depiction and Resemblance in Husserl’s Phenomenology”, Aisthesis 10/1 (2017), pp. 117-130.

  • C. Rozzoni, “Cinema Consciousness: Elements of a Husserlian Approach to Film Image”, Studia Phaenomenologica XVI (2016), special issue: «Film and Phenomenology», ed. by C. Ferencz-Flatz, J. Hanich, pp. 295-324.

  • C. Rozzoni, P. Stellino, “Rivette’s The Nun: Religion between Sadism and Masochism”, Journal of Religion and Film 20/1 (2016), Article 8, pp. 1-17.

  • C. Rozzoni, “Body Becoming Image. The Theatrical Window”, Horizon. Studies in Phenomenology 4/1 (2015), pp. 114-123.

Capítulos de Livros (selecção dos últimos 3 anos)

  • C. Rozzoni, “Images and Values: a Husserlian perspective”, in A. Marques, J. Sáàgua (eds.), Essays on Values and Practical Rationality – Ethical and Aesthetical Dimensions, Bern: Peter Lang, 2017 (forthcoming)

  • C. Rozzoni, “Creation Needs Interference. The Five Obstructions”, in D. Blanga-Gubbay, E. Ruchaud (eds.), You Were not Expected to do this. On the Dynamics of Production, Düsseldorf: Düsseldorf University Press, 2017, pp. 17-29.

  • C. Rozzoni, “‘Back’ to the Window? A Husserlian Insight into Film Image”, in C. Reeh, J.M. Martins (eds.), Thinking Reality and Time through Film, Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017, pp. 48-60.

  • C. Rozzoni, “L’antre de Diderot. Fantômes, sentiments, vérité”, in M. Mazzocut, Mis, R. Messori (eds.), Actualité de Diderot. Pour une nouvelle esthétique, Paris: Mimésis, 2016, pp. 61-77.

  •  C. Rozzoni, “Literature and Health: Proust as Symptomatologist”, in L. Schreel (ed.), Pathology and Aesthetics. Essays on the Pathological in Kant and Contemporary Aesthetics, Düsseldorf: Düsseldorf University Press, 2016, pp. 49-68.

  • C. Rozzoni, “Temps des images et temps du sujet dans les Salons de Diderot”, in S. Lojkine, A. Paschoud, B. Selmeci Castioni (eds.), Diderot et le temps, Aix-Marseille: Presses Universitaires de Provence, 2016, pp. 213-220.

  •  C. Rozzoni, “Genio e creazione artistica”, M. Mazzocut-Mis et alii, Lineamenti di Estetica. Temi e problemi, Firenze-Milano: Le Monnier, 2015, pp. 28-53.

  • C. Rozzoni, “Disgustare gli occhi/Gustare con gli occhi”, in M. Mazzocut-Mis et alii, Dal gusto al disgusto. L’estetica del pasto, Milano: Cortina, 2015, pp. 99-125.

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