Maria Filomena Molder

Maria Filomena Molder é Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, e foi Professora Visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2011); membro do Conselho Científico do Collège International de Philosophie, Paris (2003-2006/2006-2009), do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN), e do Ifilnova. Desde 1978, Maria Filomena Molder escreve extensivamente sobre problemas estéticos - na sua qualidade de problemas linguísticos e de conhecimento - para várias revistas filosóficas e literárias, entre as quais as seguintes: Filosofia e Epistemologia, Prelo, Análise, Revista Ler, Sub-Rosa, A Phala, Internationale Zeitschrift für Philosophie, Philosophica, Revista Belém, Dedalus, Rue Descartes, Chroniques de Philosophie, Revue Europe, Lettre International, Revista Azafea, Revista Electra. Além disso, desde 1980, participou em inúmeras Conferências, Congressos e Encontros, tanto em Portugal como no estrangeiro. Desde 1984 que Maria Filomena Molder escreve também para catálogos e outras publicações sobre arte em geral e sobre artistas em particular, portugueses e estrangeiros, entre os quais: Jorge Martins, Ruy Leitão, Rui Chafes, Helena Almeida, Ana Vieira, Julião Sarmento, Rui Sanches, José Pedro Croft, Bernard Plossu, Juan Muñoz, Noronha da Costa, Antony Gormley, Louise Bourgeois, Francisco Tropa, Ana Hatherly, João Queiroz, Jorge Queiroz e Amadeo de Souza-Cardoso.

Doutoramento em 1992 sobre o Pensamento Morfológico de Goethe.

Principais interesses e áreas de investigação:

Os seus interesses filosóficos convergem em questões estéticas. Autores principais: Dante, Kant, Goethe, Baudelaire, Nietzsche, Warburg, Wittgenstein, Benjamim, Rilke, Broch, Colli, e Jorge de Sena. De uma forma ou de outra, encontra-se em todos estes autores a convicção de que a arte e a poesia são formas de conhecimento de tipo generativo, ou seja, permitem-nos ver, através da sua expressão, as próprias condições com que se apreende a realidade, concedendo-nos uma apresentação da mesma. Nesta medida, o conhecimento da arte e da poesia são também uma forma de auto-conhecimento. Desde o início, o objectivo das suas investigações tem sido a demonstração da fertilidade permitida pelas questões estéticas para a compreensão do que a filosofia pode ser.

Publicações:

Livros (selecção)

  • Dia Alegre, Dia Pensante, Dias Fatais, Relógio d’Água, Lisboa, 2017.

  • Cerimónias, Chão da Feira, Belo Horizonte, 2017.

  • Depósitos de Pó e Folha de Ouro, Lumme Editor, São Paulo, 2016.

  • Rebuçados Venezianos, Relógio d’Água, Lisboa, 2016. (International Association of Art Critics/Carmona e Costa Foundation 2017 AICA/FCC Prize for Art and Architecture Criticism and Essayistic.)

  • O Perseguidor das Sombras, Lumme Editor, São Paulo, 2014.

  • As Nuvens e o Vaso Sagrado, Relógio d’Água, Lisboa, 2014.

  • O Químico e o Alquimista. Benjamim Leitor de Baudelaire, Relógio d’Água, Lisboa, 2011. (Pen Club Essay Award 2012.)

  • Símbolo, Analogia e Afinidade, Edições Vendaval, Lisboa, 2009.

  • O Absoluto que Pertence à Terra, Edições Vendaval, Lisboa, 2005.

  • A Imperfeição da Filosofia, Relógio d’Água, Lisboa, 2003.

  • Matérias Sensíveis, Relógio d’Água, Lisboa, 1999.

  • Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin, Relógio d’Água, Lisboa, 1999. (Pen Club Essay Award 2000.)

  • O Pensamento Morfológico de Goethe, IN-CM, Lisboa, 1995.

Editora

  • Morphology. Questions on Method and Language, ed., intro., Peter Lang, 2013.

  • Paisagens dos Confins. Fernando Gil, org., ed., Preface, Edições Vendaval, 2009.

  • Philosopher aujourd’hui au Portugal, Revista Rue Descartes, nº69, CIPh, 2009.

Artigos em Revistas (selecção dos últimos 3 anos)

  •  “Was weiss Louise Bourgeois, das ich nicht weiss?”, Lettre International, nº 114, Herbst 2016.

  • “A biblioteca em fogo”, Revista Telhados de Vidro, nº 21, Lisboa, 2016.

  • “A primeira casa”, Revista Gratuita, vol. 2, tomo I, Belo Horizonte, 2015, pp. 58-63.

  • “A alegria é breve”, Revista Gratuita, vol. 2, tomo II, Belo Horizonte, 2015, pp. 163-173.

  • “Amor do longínquo, obediência à proximidade”, Revista Telhados de Vidro, nº 20, Lisboa, Setembro 2015, pp. 215-238.

  • “Línguas perfeitas e línguas imperfeitas”, Revista Forma de Vida nº 5, Fevereiro 2015.

Capítulos de Livros (selecção dos últimos 3 anos)

  •  “Green Leaves, Green Sorrows. On Victor Erice’s Broken Windows” in Thinking Reality and Film through Time, Eds. Christine Reeh, José Manuel Martins, Cambridge Scholars Publishing Company, Cambridge, 2017 (Chap. 18).

  • “Aprender a parar de ser humano: calar-se, não ter nome” in Nietzsche no Século XXI. Homenagem ao Grupo de Estudos Nietzsche, org. Eduardo Nasser, Luís Rubira, Editora Zouk, Porto Alegre, 2017, pp. 219-239.

  • “The Drammatic Pattern of the Wittgensteinian Sprachspiele” in From Kierkegaard to Heidegger. 2nd Workshop of the Project Experimentation and Dissidence, 2nd e-book, November, 2017, pp. 115-136. 

  •  “Com a voz torva e sem arrependimento” in Arte. Crítica. Política., org. Nuno Crespo, Tinta-da-China, Lisboa, 2016, pp. 173-214.

  • “La Bibliothèque en feu”, Catalogue Amadeo de Souza-Cardoso, Fondation Gulbenkian / Réunion des Musées Nationaux – Grand Palais, Paris, 2016.

  • “A diferença entre salvar (zu reten) e libertar (zu erlosen) a existência pessoal. Sobre Etty Hillesum” in Marginalidade e Alternativa. Vinte e Seis Filósofas para o Século XXI, org. Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Fernanda Henriques, Edições Colibri, Lisboa, 2016.

  • “A diferença entre outrar-se e tornar-se naquilo que se é” in Nietzsche e Pessoa, Eds. Bartholomew Ryan, Marta Faustino, António Cardiello, Edições Tinta-da-China, Lisboa, 2016, pp. 269-298.

  • “Amadeo de Souza-Cardoso et La Légende de Saint Julien Hospitalier de Flaubert”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa/Paris, 2016, pp. 195-241.

  • “L’architecture est une geste. Variations sur un motif Wittgensteinien” in Transferts Linguistiques, Hybridations Culturelles, org. Céline Denat, Patrick Wotling, coll. Langage et Pensée, Editions et Presse Universitaires de Reims (Epure), 2015, pp. 319-342.

  • “Habiter: un secret manifeste” in Morphogènese et Dynamiques Urbaines, Les Ateliers de Morphologie, EHESS-EnsAD, dir. Sara Franceschelli, Maurizio Gribaudi, Hervé le Bras, PUCA, Paris, 2015, pp. 62-73.

  • “Verso il mare di Pisa” in Prospettive. Omaggio a Giuliano Campioni, eds. Paolo D’Iorio, Maria Cristina Fornari, Luca Lupo, Chiara Piazzesi, com a colaboração de Gianfranco Ferraro, Pietro Gori, Carlota Santini, Edizioni ETS, Pisa, 2015, pp. 31-37.

  • “A inactualidade de Goethe. Uma descoberta de Nietzsche” in Sujeito, Décadence e Arte. Nietzsche e a Modernidade, coord. Scarlett Marton, Maria João Mayer Branco, João Constâncio, Edições Tinta-da-China, Lisboa/Rio de Janeiro, 2014, pp. 303-327.

  • “La lettura nietzschiana di Goethe nel Crepusculo degli Idoli” in Les hétérodoxies de Nietzsche. Lectures du Crépuscule des Idoles, dir. Céline Denat, Patrick Wotling, coll. Langage et Pensée, Editions et Presse Universitaires de Reims (Epure), 2014, pp. 189-224.

200x164_86d9df83e6cdbe81f3346a9e88503f96-2.jpg